Orientação Escolar e Profissional

Construir e reconstruir um itinerário, tendo em conta as oportunidades que os contextos em que nos movemos viabilizam ou impossibilitam. Uma viagem de encontro e desencontro com o que queremos, o que não queremos, o que em tempos quisemos e, eventualmente, o que não sabíamos querer.

Esta intervenção procura promover o autoconhecimento das aptidões, interesses, valores e oportunidades escolares ou profissionais do jovem / adulto, preparando-o para realizar opções informadas e conscienciosas. Este processo visa sobretudo a elaboração ponderada de um projeto escolar ou profissional e a assunção da responsabilidade pela sua execução.

Esta abordagem pode fazer sentido em diversas etapas, mas é sobretudo em momentos de final de ciclo (9º e 12º anos) que este pedido surge de forma ampliada. São realizadas diversas sessões que englobam entrevistas com o jovem e com a família, aplicação de testes, elaboração de um projeto e devolução aos intervenientes. Pode ser realizada individualmente ou em grupo.